Índice

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Escolas literárias


Escolas literárias são os movimentos literários que ocorreram em Portugal e no Brasil desde a invenção da escrita. São quatorze escolas: Trovadorismo, Humanismo ou Renascimento, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo. Aqui vão para vocês um pequeno resumo das três primeiras. Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.


Trovadorismo (1189 - 1418): Baseada nos valores da Idade Média. Essa escola tem manifestações em quatro divisões (cantigas). Quem faz os 'versos' é o trovador, daí o nome trovadorismo.


*Cantiga de amor: Cavalheiro corteja a dama. Uma mulher idealizada e distante. Ele na posição de vassalo e ela na posição de senhora. É um amor impossível já que a mulher tem uma posição social maior que o trovador. Ele canta sobre a dor de não tê-la e de amá-la. Essa relação é chamada de 'vassalagem amorosa'. 


*Cantiga de amigo: O eu lírico é feminino. A moça lamentando pela partida do amado. 


*Cantiga de maldizer: Como o nome mesmo diz é uma cantiga para falar mal a alguém com agressão verbal a pessoa satirizada. É repleta de sátiras e é bem direta.


*Cantiga de escárnio: Nesta cantiga o eu-lírico também faz sátiras a alguém, mas ao contrário da cantiga de maldizer as sátiras são indiretas e com mais de um sentido. Dizem mal a alguém por meio de duplo sentido, trocadilhos, ambiguidades, ironia. 


Humanismo (1418 - 1527): Surgiu no final da idade média mostrando a transição entre a religião e a ciência. Deixa de lado o Teocentrismo e foca no Antropocentrismo. É um período naturalista e humanista. É a descoberta do homem, se livrando dos dogmas da igreja.


Classicismo (1527 - 1580): O Classicismo é a escola que se volta aos clássicos, aos ideais gregos. O classicismo procura a perfeição, a forma perfeita, o equilíbrio, a métrica. Algumas características do classicismo são a referência a cultura grega, a antropocentrismo e universalismo. O Classicismo é composto por rimas detalhadas, métricas perfeitas, redondilhas, mas os autores desse estilo tem uma grande preferência por sonetos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...